A chegada dos Imigrantes Alemães ao Rio Grande do Sul em 1824 iniciou uma grande influência para a culinária gaúcha. Instaladas inicialmente na região do Vale dos Sinos, naturalmente as famílias plantavam o próprio alimento, destacando-se a batata, presente em muitos pratos típicos.
Os fartos cafés coloniais, hoje tão populares, também foram introduzidos pelos alemães. Destacam-se também o queijo colonial e a chimia, cuja receita pode ter diversas alterações, mas o doce inicialmente era feito tradicionalmente à base de batata-doce e melaço.
Um dos doces mais conhecidos por aqui é cuca alemã, ou Streuselkuchen, que significa bolo de flocos. A receita leva basicamente uma massa coberta por uma farofa crocante à base de manteiga. Porém, a famosa cuca antigamente era servida apenas em ocasiões especiais, devido ao valor alto da farinha e açúcar, ingredientes essenciais no seu preparo. O recheio sempre leva frutas da estação, e aqui no Brasil foi adaptada às frutas tropicais.
Temos também o Chucrute, tradicionalmente sendo uma conserva de repolho fermentado. Aqui no Brasil, foram adicionados a esta conserva também outros vegetais. Geralmente é servido como acompanhamento do Eisbein (joelho de porco cozido).
A mistura do doce com o salgado que gera reações adversas, também começou a se popularizar por aqui pela forte influência da culinária Alemã.
Aqui na Casa da Vovó servimos uma deliciosa comida típica alemã, com massas caseiras, doces e salgados. Nosso almoço colonial é servido de terça a domingo, trazendo o verdadeiro sabor da comida caseira alemã.
Comments are closed.