Café colonial das serras, o brunch dos colonos
O Café colonial das Serras tem origem do café matinal dos colonos da região, que precisava ser reforçado para nutrir bem e fornecer a energia necessária para o dia de trabalho no campo. Também servia como refeição completa aos viajantes do Sul do Brasil em locais onde não havia hotéis e restaurantes.
Antigamente, eram os colonos que forneciam aos viajantes alojamento e refeição ao estilo germânico. Com o passar do tempo, o café colonial se tornou uma tradição autêntica da cultura e da cozinha alemã na Serra Gaúcha. Acredita-se que a cidade de Morro Reuter foi o berço do café colonial, na época em que ainda era distrito de São Leopoldo. Mas foram Dois Irmãos, Gramado e Canela que deram fama nacional ao café colonial, acompanhado de dezenas de iguarias típicas e cada vez mais sofisticadas.
Geralmente a mesa é posta com diversas opções de pães, bolos, queijos e embutidos, geleias, salgados e até polenta. Uma grande variedade de doces, biscoitos, tortas e cucas também costumam acompanhar. Para beber, chás, cafés, sucos naturais e chocolate quente e, em alguns lugares, vinho.
Nossa cidade, Dois Irmãos, ostenta o título de Capital do Café Colonial. Aqui na Casa da Vovó ele é servido de abril a setembro, combinando receitas de origem italiana e alemã com um toque de sabor brasileiro, onde são servidas em torno de 60 delícias caseiras pelo valor fixo de R$ 59,90 por pessoa. Nosso propósito é proporcionar a você sabores e sensações que tornem sua experiência inesquecível.
Comments are closed.