Expresso, passado, capuccino, com leite ou chocolate. Não importa sua preferência, a verdade é que no dia 14 de abril é celebrado, em muitas partes do planeta, o Dia Mundial do Café. A data foi abraçada como forma de homenagear e incentivar os povos produtores da bebida, uma das mais populares do mundo. No Brasil, igualmente não há um dia oficial para reverenciar o café, mas se estipula que o dia 24 de maio é a data brasileira para homenagear a bebida
Nada mais justo, já que o nosso país atualmente é o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia. E para quem é chegado em um pouco de história, sempre vale lembrar que o grão foi uma de nossas maiores riquezas no período colonial. Boa parte da nossa evolução se deve aos fartos campos de cultivo da bebida. O café brasileiro, desde aquele tempo até os dias atuais, é sinônimo de qualidade.
Paixão nacional
Para atestar este conceito, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos. O Brasil é o segundo maior consumidor no mundo, com 21 milhões de sacas. Cada pessoa consome 839 xícaras de café por ano, e o investimento chega a R$ 113,00, segundo dados da Euromonitor Internacional. O café, aqui em solo tupiniquim, só perde para a água em termos de consumo. Não é pouca coisa.
O café e seus benefícios para a saúde
- Em pequenas doses, ajuda a afastar problemas cardíacos, reduzindo a insuficiência cardíaca.
- Ajuda até no emagrecimento, já que contribui para a aceleração do metabolismo na queima de gordura
- Atua na redução da glicemia no sangue, sendo um grande aliado de diabéticos
- Grande estimulante contra o sono e cansaço (não é lenda!)
- Melhora até a respiração, já que tem o efeito de broncodilatador e reduz a fadiga dos músculos respiratórios
- Há diversas evidências científicas que comprovam a sua eficácia para diferentes tipos de câncer
- É até bom para a memória: a cafeína fortalece alguns tipos de lembrança por até 24 horas após seu consumo
- E não para por aí: o café combate a depressão, diminui pedras nos rins, ameniza sintomas de Mal de Parkinson, previne Alzheimer, é anti inflamatório e auxilia inclusive para a flora intestinal.
Isso tudo, é claro, com consumos regulados. Nenhum exagero é bom para a saúde e com o café não é diferente. Dito isso, celebre este dia tão especial! Na Casa da Vovó dispomos de diversas modalidades do “pretinho básico” que atende a praticamente todos os paladares: temos o expresso, passado, com leite, ice capuccino e o convencional, com chocolate e até com porção de chantilly! Portanto venha sorver o “amargo” mais “doce” do mundo!
Comments are closed.