Entenda como é feita a torra do café e como ela afeta seu sabor
Se você já apreciou um café especial, provavelmente notou a diferença entre a sua cor em comparação com os cafés tradicionais. Isso acontece porque existem diferentes tipos de torra de café. Chamado de torrefação, o processo é essencial para servir a bebida.
O sabor do grão do café cru não é agradável. Para extrair seus sabores e aromas, é necessário que ele passe por alterações químicas.
O processo de torrefação leva, em média, 12 minutos, onde o grão cru é submetido ao aquecimento gradual em um torrador, onde o calor desencadeia diversas reações: as moléculas de proteínas são quebradas e os amidos viram açúcares, revelando a personalidade de cada tipo de grão.
A aromatização do café ocorre quando os ácidos são eliminados e os óleos atingem a superfície do grão, com as substâncias voláteis sendo liberadas. O ponto da torra é acompanhado visualmente pelo barista.
A torra do grão também determina características como a acidez, corpo, equilíbrio e finalização do café. Confira os 3 tipos de torra:
Torra Clara: Ameniza o amargor e o corpo, preservando mais os óleos aromáticos, mas acentua a acidez da bebida. Ela gera um café gourmet menos encorpado, sendo ideal para máquinas de café expresso.
Torra média: Ideal para coador de pano ou filtro de papel, normalmente acentua o corpo. Ponto de equilíbrio entre várias características como acidez, aroma e amargor. Porém, o café gourmet começa a ficar menos encorpado se a torra estiver de média a escura.
Torra escura: Resulta em um café menos ácido, mais amargo e menos encorpado. O café fica mais amargo o que pode ser confundido com um café “mais forte”. é preciso ter cuidado com uma torra muito escura, pois ela pode “queimar” o café, acentuando muito o amargor e praticamente eliminando a acidez e o corpo.
Aqui na Casa da Vovó você pode desfrutar de uma variedade em cafés! Ideais para depois do almoço ou para acompanhar nosso delicioso sonho ou ainda equilibrar o paladar com nossos doces 🙂 Venha tomar um cafézinho com a gente!
Comments are closed.